Pular para o conteúdo principal

Perguntas - FAQ

 Perguntas mais frequentes:


Quem são as companheiras de MADA e por que estão aqui?

São mulheres que tem um vínculo que as une: acreditam que a dependência de relacionamentos afeta profundamente suas vidas. Reúnem-se para partilhar suas experiências, forças e esperanças.


Como receber ajuda?

Provavelmente alguém falará sobre uma situação que se assemelha à sua. É a partir de nossa experiência pessoal que oferecemos ajuda, sem dar conselhos ou fazer interpretações psicológicas. Mesmo que não encontre ninguém nas mesmas condições que as suas, poderá se identificar com a forma com que muitas de nós sentem os efeitos que a dependência de pessoas produz em nossas vidas.


Quem vai ao grupo precisa dizer alguma coisa?

Não. Se preferir, pode somente escutar. Você é livre para escolher o seu momento, mas a experiência indica que compartilhar com pessoas que entendem seu problema traz muito alívio. Guarda-se o que serve e descarta-se o resto.


Alguém saberá que estive aqui?

Não. Recomenda-se respeitar o anonimato de cada participante. Nos apresentamos utilizando apenas o primeiro nome. Não interessa se é o nome verdadeiro, um apelido ou codinome. Não interessa também onde mora, profissão ou qualquer outra informação pessoal. Não falamos das pessoas que participam das reuniões, nem repetimos o que ouvimos delas. Protege-se também o anonimato daquelas pessoas com as quais nos relacionamos. O grupo MADA não é anônimo, ao contrário, deve ser divulgado para que outras mulheres possam chegar a uma reunião, assim como você chegou. Mas todas que aqui estão são anônimas.


Trata-se de uma irmandade religiosa?

Não. A irmandade de Mada não está ligada a nenhuma religião. Aceitamos a ideia de que há um Poder Superior a nós, como cada uma o concebe, que nos ajuda a encontrar a paz espiritual. A crença de cada companheira é uma questão pessoal e, portanto, deve ser respeitada como tal.


Quem dirige o grupo?

Todas nós. Porém, para manter a ordem e conseguir um funcionamento equilibrado, elegemos as servidoras do grupo que irão exercer distintas funções. Todas trabalham como voluntárias para manter o local em ordem e em funcionamento para receber a recém-chegada.


Quanto irá me custar?

Não há mensalidades ou taxas a serem pagas para fazer parte do Grupo. O sustento do grupo vem das nossas próprias contribuições, que são feitas de forma anônima e voluntária. O dinheiro que arrecadamos serve para pagar o aluguel da sala, o nosso cafezinho e para manter a nossa literatura.


E agora, o que é que eu faço?

Para nós tem sido vital assistir regularmente às reuniões do Grupo MADA, falar com as companheiras antes e depois das reuniões, usar o telefone entre uma reunião e outra, ler a literatura (que é uma excelente ferramenta), e compartilhar nossas dificuldades com o grupo que nos entende, respeita e não julga. Oferecemos a você nossa compreensão e solidariedade. Você não está mais sozinha!


Postagens mais visitadas deste blog

MEDITAÇÕES DIÁRIAS PARA MULHERES QUE AMAM DEMAIS - ABRIL/2024

  1 de Abril Precisamos lembrar que a vida neste mundo é como uma sala de aula e que, à medida que avançamos no aprendizado, as tarefas tornam-se cada vez mais complicadas. Cada fase na escola da vida é necessário para o desenvolvimento final. Cada uma é um desafio, mas, tão logo tenhamos dominado um estágio devemos seguir para o próximo. Nenhuma de nós depois que tenha aprendido o que determinada fase tenha a nos ensinar, deseja permanecer para sempre no mesmo ponto. Em vez disso, avançamos ansiosamente para próxima série de estudos. Portanto, se a vida parece muito difícil, tente lembrar que os desafios atuais indicam não apenas o que ainda há de aprender, mas também até onde você conseguiu chegar e quanto você já sabe. Aprender a não amar demais é, por exemplo, uma lição bem diferente do que aprender a não roubar. Aprenda a não exceder os limites da compaixão. Entregue tanto a sua obstinação quanto a da pessoa a quem você ama a uma Vontade Superior. Esses desafios são tão sutis quan

AVISOS IMPORTANTES

  1) ATENÇÃO AOS GRUPOS NÃO OFICIAIS DE MADA!!!! Chegou ao conhecimento do Intergrupo MADA RJ que algumas pessoas estão realizando reuniões não oficiais de MADA,  intitulando-se como "reuniões online de MADA" e recebendo 7a tradição de companheiras. Lembramos que todos os Grupos oficiais de MADA estão listados nos canais oficiais da Irmandade.  Qualquer Grupo que não conste nestes canais, não é oficial e, portanto, não pode receber 7a tradição em nome de MADA na conta de companheiras. Se vocês receberem algum pedido de 7a. Tradição ou venda de apostilas por estes grupos não oficiais, por favor, não o façam, pois não há garantia de que estes valores realmente chegarão à nossa Irmandade. Qualquer dúvida sobre quais são os grupos Oficiais de nossa Irmandade, basta enviar um e-mail para: intergrupomadabrasil@gmail.com Ou visite nosso site: www.grupomadabrasil.com.br 2)  A maioria dos grupos do Rio de Janeiro está funcionando normalmente com reuniões presenciais, cada um respeitan

LEMA DO MÊS DE ABRIL

VIVER NA GRAÇA DE DEUS A sugestão desse lema é praticamente idêntica a o do terceiro passo. Afastados da graça de Deus tornamo-nos presas fáceis de descontrole emocional. Com sua aplicação em nossa vida diária, podemos avançar cada vez mais no processo de recuperação. Não mais experimentamos a sensação de estarmos sós e desamparadas quando nos entregamos de verdade aos cuidados do poder Superior a nós, ou Deus como cada uma O conceba.