Pular para o conteúdo principal

MEDITAÇÕES DIÁRIAS PARA MULHERES QUE AMAM DEMAIS - ABRIL/2024

 

1 de Abril

Precisamos lembrar que a vida neste mundo é como uma sala de aula e que, à medida que avançamos no aprendizado, as tarefas tornam-se cada vez mais complicadas.

Cada fase na escola da vida é necessário para o desenvolvimento final. Cada uma é um desafio, mas, tão logo tenhamos dominado um estágio devemos seguir para o próximo. Nenhuma de nós depois que tenha aprendido o que determinada fase tenha a nos ensinar, deseja permanecer para sempre no mesmo ponto. Em vez disso, avançamos ansiosamente para próxima série de estudos.

Portanto, se a vida parece muito difícil, tente lembrar que os desafios atuais indicam não apenas o que ainda há de aprender, mas também até onde você conseguiu chegar e quanto você já sabe. Aprender a não amar demais é, por exemplo, uma lição bem diferente do que aprender a não roubar.

Aprenda a não exceder os limites da compaixão. Entregue tanto a sua obstinação quanto a da pessoa a quem você ama a uma Vontade Superior. Esses desafios são tão sutis quanto profundos.


2 de Abril

Já que a natureza parece detestar o vácuo, tanto nas áreas do comportamento quanto das emoções humanas, como a física, não podemos simplesmente parar de amar demais sem colocar outro comportamento (esperamos que mais positivo) no luga.


3 de Abril

Quanto mais carinhosa e generosamente nos tratarmos, menores são as probabilidades de permitimos que alguém nos trate mal.


4 de Abril

Se você quiser salvar desesperadamente as pessoas a quem do sofrimento decorrente do comportamento dependente delas, pense na seguinte pergunta:

Quem poderia ter me salvado?

Provavelmente houve muitas pessoas que tentaram: amigas, sua mãe, irmã ou irmão, talvez até seus filhos... e possivelmente todo e sincero esforço deles só fez com que você afundasse mais.

Aprenda a honrar o processo transformador à medida que ele se revelar naqueles a quem você ama -e não a interferir.


5 de Abril

Temos o poder de nos dar amor e atenção: não é necessário esperar, vazias, até que apareça um homem para suprir essas coisas.


6 de Abril

Tentar recupera-se de uma dependência de relacionamento (ou de qualquer outro tipo de dependência) sem fé, é o mesmo que subir uma montanha íngreme de costas e com sapatos de salto alto.


7 de Abril

As vezes as pessoas precisam afastar-se. Mas se você se separar sem aprender a lição que o relacionamento está tentando ensinar-lhe, então terá que enfrentá-la de novo no próximo relacionamento, e de novo no seguinte.

Quando conseguir aceitar um homem exatamente como ele é, sem raiva ou

ressentimento, sem querer mudá-lo ou puni-lo, sem tomar como pessoal o que ele faz ou deixa de fazer, você terá aprofundado a alma e recebido o presente que esse relacionamento tem tentado lhe dar.

Após ter aprendido a lição, descobrirá que ficar ou ir embora não é, de maneira alguma, a questão mais importante.


8 de Abril

Quando perseguimos um homem que não consegue amar-nos, precisamos reconhecer que há um elemento predatório na caçada sexual, um desejo de subjugar outra pessoa por causa de nossa própria necessidade.


9 de Abril

Em razão de a recuperação de uma dependência de relacionamento exigir um esforço tão rigoroso e ainda ser difícil de avaliar eficientemente, é muito mais fácil para os dependentes de relacionamento afirmar a própria recuperação do que realmente realizá-la.

É tão tentador nos ver como plenamente recuperadas quando, de fato, mal começamos o que se tornará um processo vitalício de mudança e crescimento, luta e autoconhecimento. 

Uma das chaves para a recuperação está em reconhecer que ela e nós seremos sempre um processo, nunca um produto acabado.


10 de Abril

Estamos aqui para crescer, aprender e despertar.


11 de abril.

Quando ficamos de alguma forma traumatizadas, há sempre o impulso (geralmente inconsciente) de recriar a situação traumática e, dessa vez, triunfar, obter ascendência sobre o que nos derrotou antes.

Quanto maior o trauma que sofremos, mais poderoso é o impulso de recriá-lo e, dessa vez, sobrepujá-lo. Isso é um caminho para a compulsão.


12 de Abril

Na recuperação não telefonamos mais para um homem para dizer-lhe que não queremos mais falar com ele.


13 de Abril

O que conhecemos em nossa família sempre será mais confortável para nós, não importa como essa família era doentia. A conseqüência natural é que escolhemos, em nossos relacionamentos adultos, aquilo que já nos é familiar. Afinal de contas, a palavra ‘familiar’ deriva do conceito de família.


14 de Abril

Nossa recuperação deve sempre ser nossa prioridade máxima se quisermos poder ajudar. Para que possamos dar algo, é preciso que o tenhamos.


15 de Abril

Se quiser verdadeiramente se recuperar de um amor excessivo, deve assumir a responsabilidade pelo fato de ter escolhido seu parceiro e compreender que existem lições a aprender nesse relacionamento. A primeira lição é como deixar de lado a determinação de mudar outra pessoa.

A necessidade impulsiva e irresistível de fazer alguma coisa – causar algum tipo de mudança em outra pessoa – é um dos elementos mais destrutivos numa dependência de relacionamento.

Você pode dizer honestamente que toda tentativa de pressionar seu parceiro a mudar foi amorosa em vez de coerciva e manipuladora?


16 de Abril

Uma mudança exige, não o prodigioso, dramático e temporário ataque ao problema, mas uma entrega e um compromisso diário.


17 de Abril

Quando sentimos possuir a resposta para outras pessoas, que elas estão erradas e nós estamos certas, estamos sendo hipócritas, um modo de ser que não pode coexistir com a humildade e a renúncia necessárias para nossa recuperação.

Sendo hipócritas, acreditando que sabemos exatamente o que é a verdade, no que diz respeito ao certo e o errado, infelizmente, podemos ser uma das mais impenetráveis barreiras ao despertar de nossa própria condição. 


18 de Abril

Lembre-se de que são a raiva e o medo, e não o amor, que mantém a maioria das pessoas brigando de modo doentio uma com as outras.

Já que as pessoas podem divorcia-se e ainda assim continuar com essas brigas durante anos, a questão, obviamente, não se resume simplesmente em ficar ou ir embora.


19 de Abril

Se nossas relações com homens tem sido perigosa e dramática e começamos a nos recuperar e a nos afastar; nossos parceiros podem tentar insistentemente nos trazer de volta para batalha. E parte de nós que ainda quer vencer pode desejar voltar e tentar mais uma vez agindo do jeito familiar que bem conhecemos. Mas nós que somos dependentes de relacionamento devemos questionar bem de perto os motivos para voltarmos a nos envolver com pessoas perigosas que tem sido nossa 'droga'.


20 de Abril

O que devemos fazer para proteger nossas própria recuperação nem sempre é visto pelos outros como algo 'simpático'. Entretanto para viver com doenças relacionadas à dependência e co-dependência é necessário que as regras de etiquetas sejam suspensas e, no lugar, que as diretrizes da recuperação sejam seguidas.


21 de Abril

Não é o que dizemos a nossas filhas, mas o modo como nos sentimos e agimos o que fornece as instruções instintivas do que é ser mulher. Embora nossa recuperação da dependência de relacionamento não garanta que elas repetirão nosso exemplo, essa ainda é a melhor maneira de evitar que façam o mesmo. Na verdade, o melhor presente de uma mãe com dependência de relacionamento para sua filha é a própria recuperação progressiva.

Não é reconfortante saber que quanto mais cuidamos de nós, mais criamos oportunidade para que todas as pessoas ao nosso redor sejam verdadeiramente saudáveis e felizes?


22 de Abril

Uma definição prática de dependência pode ser: apesar da ampla evidência de que alguma coisa não é boa para nós, não conseguimos parar de nos envolver com elas.


23 de Abril

Certos tipos de dependência levam as pessoas a se decidir por carreiras que são reflexos de suas doenças, pois os dependentes freqüentemente tentam usar as carreiras como defesa contra a própria dependência. Esconder-se por trás do papel de ‘expert’ pode ser um modo de defender-se contra a dor profunda e os segredos sombrios. Como é possível alguém ter problemas na área na qual é especialista? 

Os dependentes de relacionamento são mais comumente atraídos para carreiras relacionadas a profissões assistenciais. Muitas de nós, que escolhemos profissões que envolvem assistência aos outros, agimos assim por não estarmos bem. Usamos então o trabalho como uma maneira de nos concentramos na vida e nos problemas de outras pessoas, evitando encarar os nossos. 

Com a própria recuperação sobre controle, podemos oferecer o máximo aos outros. 


24 de Abril

Quando você aprende a desviar o comportamento obsessivo por outra pessoa, não resta mais nada para distraí-la dos próprios problemas, o que pode ser duro. Isso é difícil e assustador, mas você não se recuperará da dependência de relacionamento até que encontre coragem para se concentrar na própria vida, e não na vida de um homem.


25 de Abril

Para muitas de nós ficar com um parceiro dependente é mais fácil do que encarar a própria doença e empreender a recuperação.

Caso nossos parceiros comecem a recupera-se, devemos fazer o mesmo ou achar outro homem problemático.


26 de Abril

Qualquer tipo de dependê cria a pressão que torna a recuperação pessoal possível, pois a recuperação requer a renúncia de um vontade pessoal em favor de um Vontade Superior.

Ninguém consegue renunciar a vontade de outra pessoa e, conseqüentemente, ninguém consegue realizar a recuperação de outra pessoa. Na verdade, aqueles que tentam isso indubitavelmente precisam renunciar alguma coisa por si próprios.


27 de Abril

Depois de uma vida inteira de relacionamentos doentios, a mulher que ama demais, freqüentemente, sente-se pior nos primeiros estágios da recuperação, mesmo começando a melhorar. Isso porque ela começa a se afastar dos antigos padrões de pensamento e comportamento, que devem mudar para que ela possa se recuperar.


28 de Abril

Toda recuperação é um milagre que acontece por uma graça, mas não por acidente.


29 de Abril

Para nos curarmos precisamos encarar não apenas as lembranças de uma infância enterradas, mas também a dimensão de nossas escolhas e comportamentos inadequados como adultas.


30 de Abril

É comum para mulheres que amam demais ser deliberadamente vagas em relação ao comportamento e às inclinações de seu parceiro. Tal distração é perigosa.




Extraído do livro: Meditações diárias para mulheres que amam demais (Autora: Robin Norwood)_


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVISOS IMPORTANTES

  1) ATENÇÃO AOS GRUPOS NÃO OFICIAIS DE MADA!!!! Chegou ao conhecimento do Intergrupo MADA RJ que algumas pessoas estão realizando reuniões não oficiais de MADA,  intitulando-se como "reuniões online de MADA" e recebendo 7a tradição de companheiras. Lembramos que todos os Grupos oficiais de MADA estão listados nos canais oficiais da Irmandade.  Qualquer Grupo que não conste nestes canais, não é oficial e, portanto, não pode receber 7a tradição em nome de MADA na conta de companheiras. Se vocês receberem algum pedido de 7a. Tradição ou venda de apostilas por estes grupos não oficiais, por favor, não o façam, pois não há garantia de que estes valores realmente chegarão à nossa Irmandade. Qualquer dúvida sobre quais são os grupos Oficiais de nossa Irmandade, basta enviar um e-mail para: intergrupomadabrasil@gmail.com Ou visite nosso site: www.grupomadabrasil.com.br 2)  A maioria dos grupos do Rio de Janeiro está funcionando normalmente com reuniões presenciais, cada um respeitan

LEMA DO MÊS DE ABRIL

VIVER NA GRAÇA DE DEUS A sugestão desse lema é praticamente idêntica a o do terceiro passo. Afastados da graça de Deus tornamo-nos presas fáceis de descontrole emocional. Com sua aplicação em nossa vida diária, podemos avançar cada vez mais no processo de recuperação. Não mais experimentamos a sensação de estarmos sós e desamparadas quando nos entregamos de verdade aos cuidados do poder Superior a nós, ou Deus como cada uma O conceba.