Pular para o conteúdo principal

Passos | Tradições | Conceitos

OS DOZE PASSOS DE MADA

O programa de recuperação de MADA é baseado nos 12 Passos, adaptados de A.A.

Os Doze Passos ajudam na nossa recuperação.

01. Admitimos que éramos impotentes perante os relacionamentos e que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas. 

02. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmas poderia devolver-nos à sanidade. 

03. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. 

04. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmas. 

05. Admitimos perante Deus, perante nós mesmas e perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas. 

06. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter. 

07. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições. 

08. Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados. 

09. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem. 

10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos erradas, nós o admitíamos prontamente. 

11. Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade. 

12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem às mulheres que ainda sofrem e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

(Elaborados a partir dos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos).

AS DOZE TRADIÇÕES DE MADA

Assim como os Doze Passos ajudam na nossa recuperação, as Doze Tradições ajudam a manter a unidade do grupo.

01. Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a recuperação individual depende da unidade de MADA. 

02. Para nosso propósito de Grupo, há somente uma autoridade suprema – um Deus amantíssimo que Se manifesta em nossa Consciência Coletiva. Nossas líderes são apenas servidoras de confiança, não governam. 

03. O único requisito para ser membro de MADA é o desejo de evitar relacionamentos destrutivos. 

04. Cada Grupo deve ser autônomo, salvo em assuntos que digam respeito a outros Grupos ou MADA em seu conjunto. 

05. Cada Grupo é animado por um único propósito primordial - o de transmitir sua mensagem à mulher que ainda sofre. 

06. Nenhum Grupo de MADA deverá jamais emprestar o nome de MADA, endossar ou financiar qualquer sociedade ou empreendimento alheio à Irmandade, a fim de que problemas de dinheiro, propriedade e prestígio não nos afastem do nosso objetivo primordial. 

07. Todos os Grupos de MADA deverão ser totalmente autossuficientes, rejeitando quaisquer contribuições ou doações de fora. 

08. MADA deverá manter-se sempre não profissional, embora nossos centros de serviço possam contratar funcionários especializados. 

09. MADA, como tal, jamais deverá ser organizada; podemos, porém, criar Juntas ou Comitês de serviço diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços. 

10. MADA não opina sobre questões alheias à Irmandade; portanto, o nome de MADA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas. 

11. Nossa política de relações públicas baseia-se na atração em vez da promoção; precisamos sempre manter o anonimato pessoal na imprensa, rádio, filmes, televisão, mídias sociais ou outros meios públicos de comunicação. 

12. O anonimato é o alicerce espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando-nos sempre da necessidade de colocar os princípios acima das personalidades.

(Elaboradas a partir das Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos).

OS DOZE CONCEITOS DE MADA

Assim como as Doze Tradições ajudam a manter a unidade do grupo, os Doze Conceitos ajudam na prestação de serviço no grupo.

01. Para cumprir o propósito primordial da nossa Irmandade, os Grupos de MADA se juntaram para criar uma estrutura que desenvolve, coordena e mantém serviços por MADA como um todo.

02. A responsabilidade final e autoridade sobre os serviços em MADA permanecem com os Grupos de MADA.

03. Os Grupos de MADA delegam à estrutura de serviço a autoridade necessária para cumprir as responsabilidades a ela atribuídas.

04. A liderança efetiva é altamente valorizada em MADA. As qualidades de liderança devem ser cuidadosamente consideradas ao selecionar servidoras de confiança.

05. Para cada responsabilidade atribuída à estrutura de serviço, deve ser claramente definido um único ponto de decisão e prestação de contas.

06. A consciência coletiva é o meio espiritual, pelo qual convidamos um Deus amantíssimo a influenciar nossas decisões.

07. Todos os membros de um corpo de serviço arcam com responsabilidade substancial pelas decisões deste corpo e devem poder participar plenamente no seu processo de tomada de decisão.

08. A nossa estrutura de serviço depende da integridade e eficiência de nossas comunicações.

09. Todos os elementos da nossa estrutura de serviço têm a responsabilidade de considerar cuidadosamente todos os pontos de vista nos seus processos de tomada de decisão.

10. Qualquer membro de um corpo de serviço pode requerer deste corpo a retratação por ofensa pessoal, sem medo de represália.

11. Os recursos de MADA devem ser usados para promover nosso propósito primordial e devem ser administrados com responsabilidade.

12. De acordo com a natureza espiritual de MADA nossa estrutura deve ser sempre de serviço, nunca de governo.

Postagens mais visitadas deste blog

MEDITAÇÕES DIÁRIAS PARA MULHERES QUE AMAM DEMAIS - MARÇO/2024

  1 de Março Quando aceitamos o que não podemos mudar e mudamos o que podemos, criamos para nós um clima saudável. 2 de Março Para parar de amar demais, você deve pôr de lado a fantasia de ser aquela pessoa que fará toda a diferença na vida desse homem. Essa necessidade é sua e não é saudável. 3 de Março O sexo é uma das ferramentas que nós, mulheres que amamos demais, usamos para manipular ou mudar nossos parceiros. Comportamo-nos sedutoramente para conseguir o que queremos e nos sentirmos ótimas quando isso funciona e terríveis quando não funciona. Não conseguir o que queremos geralmente nos faz tentar ainda com mais vigor. 4 de Março Nunca faça ameaças que não possa cumprir. Na verdade, nunca faça ameaça. 5 de Março Muitas de nós aprendemos que o sexo bom significa amor verdadeiro e que, inversamente, o sexo não poderia ser realmente satisfatório e agradável se o relacionamento como um todo não fosse adequado para nós. Nada poderia estar mais longe da verdade para mulheres que amam

AVISOS IMPORTANTES

  1) ATENÇÃO AOS GRUPOS NÃO OFICIAIS DE MADA!!!! Chegou ao conhecimento do Intergrupo MADA RJ que algumas pessoas estão realizando reuniões não oficiais de MADA,  intitulando-se como "reuniões online de MADA" e recebendo 7a tradição de companheiras. Lembramos que todos os Grupos oficiais de MADA estão listados nos canais oficiais da Irmandade.  Qualquer Grupo que não conste nestes canais, não é oficial e, portanto, não pode receber 7a tradição em nome de MADA na conta de companheiras. Se vocês receberem algum pedido de 7a. Tradição ou venda de apostilas por estes grupos não oficiais, por favor, não o façam, pois não há garantia de que estes valores realmente chegarão à nossa Irmandade. Qualquer dúvida sobre quais são os grupos Oficiais de nossa Irmandade, basta enviar um e-mail para: intergrupomadabrasil@gmail.com Ou visite nosso site: www.grupomadabrasil.com.br 2)  A maioria dos grupos do Rio de Janeiro está funcionando normalmente com reuniões presenciais, cada um respeitan

LEMA DO MÊS DE MARÇO

PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS Este lema nos sugere a adoção de um método muito simples, porém eficaz, de ordenarmos nossas atividades ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez. Se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar e as demais deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devam ser realizadas.